segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O corpo humano

Hoje recordámos alguns conceitos relacionados com o conhecimento do nosso corpo.
Fomos capazes de identificar as grandes partes do corpo e, nelas, outras menores. Encontrámos particularidades em cada uma e demos um pouco mais à cabeça para falar também dos sentidos.

Também iniciámos a leitura de “O Nuno escapa à gripe A" de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães com ilustrações de Nuno Feijão, em formato digital, diponibilizado pela Biblioteca de Livros Digitais e, a partir dessa leitura, formulámos algumas perguntas que o Nuno terá feito à mãe e a que esta foi respondendo com a ajuda de um "livro falante" (coisa linda, não?):
- O que é a gripe A?
- O que são vírus?
- Como se transmite a gripe A?

(Este livro também pode ser descarregado em formato pdf (para imprimir) a partir do sítio do PNL (Plano Nacional de Leitura).

  • Palavra do dia:
Crânio - Conjunto de ossos da cabeça que formam a caixa craniana onde está guardado o cérebro.

- informação complementar -
Os ossos do nosso corpo (que no seu conjunto organizado formam o esqueleto) têm aspectos bem diferentes, segundo a sua função.
Os ossos da parte superior da cabeça são achatados e ligam-se, uns aos outros, de forma sólida para formar uma caixa, cuja principal função é proteger o nosso cérebro.

2 comentários:

  1. Parabéns, a todos (mesmoa àqueles que ainda não começaram a escrever no blog, mas que o vão fazer) pelo blog!
    Só hoje consegui aceder ao site (...tinhamos perdido o papelinho que a Bárbara troxe com o endereço!...), por isso não tinha,ainda, "metido a minha colherada".
    Ainda bem que há quem tenha este tipo de iniciativas, que valorizam a escola, a turma e cada um dos elementos do grupo. Já estavamos a precisar!
    Esta é, verdadeiramente, uma ferramenta importante para os alunos, pois, partindo das matérias leccionadas nas aulas, podem aguçar a sua curiosidade natural (tantas vezes adormecida!), pesquisando na internet temas com elas relaccionados. Será também a base da procura do que é novo, por forma a possam extravasar os seus conhecimentos e interesses.
    Para os pais é, da mesma forma, um cantinho de grande importancia, já que podemos estar sempre a par do que se vai passando na sala de aula, fortalecendo, assim, a cooperação que tentamos prestar aos nossos filhos nesses assuntos da escola...
    A ligação entre a escola e a família será certamente estreitada, o que é de salutar. Há momentos em que a família está afastada da escola, muitas vezes porque não sabe como lá chegar. Essa falta de comunicação prejudica todos e é, em alguns momentos, a causa do desinteresse e afastamento dos alunos do meio escolar. É fundamental que a escola tenha este tipo de preocupações!!
    Naveguei, também, pelos sitios sugeridos neste blog, e fiquei bastante agradada. Alguns já conhecia, outros não. É sempre bom descobrir coisas novas!
    Espero que continuem, com toda a força, a trabalhar para que este espaço possa crescer cada vez mais e florescer em todos as áreas de interesse.
    Felicidades,
    Teresa Fidalgo

    ResponderEliminar
  2. Boa noite.
    Sou familiar de um aluno desta Turma.Quero enviar os parabens, pela "ousadia" de criar uma ferramenta muito útil para todos os Alunos, companheiros para este ano lectivo.
    ZémanelDias/ Francisco Gil

    ResponderEliminar