quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Uma Árvore de Natal Muito Especial

No passado dia 3 de Dezembro assistimos à apresentação em PowerPoint de um texto sobre “Uma Árvore de Natal Muito Especial”, pelas professoras de Educação Especial da nossa escola e o nosso professor.
Na parede, foram aparecendo as imagens e os textos do livro escrito por Ana Oom e Ilustrado por Madalena Matoso, enquanto ouvíamos a história contada e cantada, a partir do CD que acompanha o livro.
Gostámos muito de ouvir, de ler e de ver esta história, contada de maneira que quase parecia um filme com legendas.
Uma senhora traduzia a história em linguagem gestual e nós vimos que se soubéssemos interpretar os gestos podíamos “ouvir” a história de uma forma diferente. Até apeteceu saber!

Com esta história ficámos a saber que mesmo as diferenças que parecem mais estanhas, são apenas DIFERENÇAS e que todos somos diferentes. Aprendemos também que as pessoas que não ouvem ou têm grandes dificuldades de audição podem usar a linguagem gestual para comunicar entre elas e com pessoas que ouvem.

Na nossa Escola, este ano, também foi construída uma Árvore de Natal muito especial.


Não tem um ramo maior do que os outros (como a da história), nem ramos tem, mas tem muitos desejos de felicidade. Da nossa turma é que saiu a ideia desta árvore assim (a sua base é um hexágono desenhado no chão e parece uma pirâmide hexagonal). Todas as turmas fizeram decorações para pendurar.

Como somos 20 fizemos vinte corações com a participação das nossas famílias que escreveram “desejos para um Natal mais Feliz”.

3 comentários:

  1. Olá amigos do 4.º ano e sr. professor Pimentel. Somos também alunos do 4.º ano e frequentamos a E.B.1 Luís de Camões, na cidade de Famalicão e somos alunos da professora Georgina. Adoramos a árvore de Natal da vossa escola, muito linda e original.
    Gostavamos que visitassem o nosso blog.
    Beijos
    As Letrinhas do Gil

    ResponderEliminar
  2. 20 alunos, mas 21 corações... Não se esqueça que tiveram, nessa semana, uma aluna "convidada".

    ResponderEliminar
  3. E eu também errei... afinal foram 23 corações (só puxei a brasa para a minha sardinha, mas as minhas filhas corrigiram-me e lembraram-me dos corações da Inês e da Angélica)

    ResponderEliminar