segunda-feira, 21 de junho de 2010

Músicos de Bremen

No dia 17 (penúltimo dia de aulas) levámos à cena, "Os Músicos de Bremen", em teatro de fantoches, para toda a escola assistir.

Os músicos de Bremen é uma história dos irmãos Grimm contada e recontada por muitos autores, narradores, contadores de histórias, leitores e companhias de teatro, de dança, de... até já foi também contada em cinema...

Mas nós fizemos a nossa versão a partir da leitura de um texto narrativo, adaptado pelo professor, a partir de versões disponíveis em alguns sítios da Internet e da construção, discutida na turma, com o professor, de um texto para teatro com as falas dos personagens e as "didascálias" que orientam os actores (manipuladores).

Depois de construirmos o texto criámos os adereços e aprendemos a manipular os fantoches de luva (não tivemos que os fazer... pertencem à colecção do professor) e ... depois de alguns ensaios adaptações... alteração e algum desentendimento/debate/entendimento... mostrámos o nosso trabalho no pátio da escola, em duas sessões, na manhã do dia 17 de Junho, duas sessões na "cantina" para as turmas da tarde e outras duas sessões já ao final da tarde SÓ para os nossos PAIS (que nos pareceram bem orgulhosos - como convinha!) e convidados.
Foi muito agradável!!!


7 comentários:

  1. Foi um trabalho feito com muito empenho e arte. Adorei!!!
    Parabéns meninos da CSC14!
    Parabéns Profº Jorge

    Beijinhos
    Profª Teresa

    ResponderEliminar
  2. Estou muito orgulhosa do empenho e arte com que os meninos da turma 14 desempenharam o teatro de fantoches.
    Antevejo grandes artistas!
    Um grande abraço da professora Fernanda.

    ResponderEliminar
  3. O Teatro foi muito interessante, pois foi uma actividade diferente do que estamos habituados a ver. O Professor Jorge tem muito para nos proporcionar este tipo de actividades enriquecidoras. Deve continuar a surpreender-nos e nós agradecemos-lhe.Parabéns e continua sempre com esta motivação e imaginação...Anita

    ResponderEliminar
  4. Belíssimo teatro, representado por actores fantásticos... (deixaram-me cheiiiiiinha de orgulho!)

    Ass: Uma mãe babada!

    ResponderEliminar
  5. ESTOU ENCANTADA OS MENINOS ESTAVAM FANTÁSTICOS PARABÉNS AO PROFESSOR JORGE ESPERO QUE CONTINUE ASSIM COM ESSE EMPENHO!

    ResponderEliminar
  6. pode ter dado um pouco de trabalho mas ficou espetacular eu adorei.

    ResponderEliminar