terça-feira, 24 de novembro de 2009

Entrevistas

Para aprofundar conhecimentos sobre acontecimentos ou factos históricos relativamente recentes podemos perguntar a quem os tenha vivido.

Escolhemos o 25 de Abril de 1974 e dedicámos a atenção particular ao tempo em que ocorreu a revolução, nomeadamente ao nível de algumas condições de vida e de acesso à informação.

Fizemos um roteiro de entrevista e escolhemos as pessoas que poderiam responder com alguma segurança pela definição de um perfil de entrevistado.


  • Ter pelo menos 18 anos em 1970.
  • Saber ler.


Perguntas-base da entrevista:


  1. Onde estava quando soube o que aconteceu no dia 25 de Abril de 1974?
  2. E como soube?
  3. Que meios de transporte se usavam?
  4. Que meios de comunicação havia nesse tempo?
  5. Fale-me das habitações, nesse tempo, sobretudo das diferenças com as casas de hoje.
  6. Que alterações é que o 25 de Abril provocou na sociedade?

Respostas

  1. Ia a caminho do trabalho, no Porto, quando um grupo de militares armados nos mandou parar e revistou o carro perguntando se levávamos armas. Dissemos que não e perguntamos o que é que se passava. Eles responderam que tinha havido um golpe de estado. Seguimos o nosso destino sem perceber nada do que tinha acontecido.
  2. Começamos a perceber alguma coisa através dos comunicados do Movimento das Forças Armadas que iam sendo transmitidos só pela Rádio Clube Português que era a única emissora de rádio que os divulgava. As outras só transmitiam marchas militares. À noite apareceu na televisão um grupo de oficiais, a Junta de Salvação Nacional, e aos poucos fomos entendendo melhor que tinha havido uma alteração no regime político.
  3. Os meios de transporte dessa altura eram: o comboio, os autocarros, poucos carros, bicicletas. Faziam-se muitas viagens a pé mesmo a distâncias de 4 ou 5 km. Já havia aviões mas eram um meio de transporte muito caro. Mesmo em viagens para o estrangeiro usava-se o comboio ou os navios.
  4. Os meios de comunicação que havia eram: jornais e revistas, o telefone fixo, o telegrafo, a rádio e a televisão só com um canal e a preto e branco. De pessoas para pessoas escreviam-se cartas. Não havia telemóveis, nem computadores, nem internet.
  5. Em Portugal as grandes cidades eram um pouco mais pequenas do que são agora, havia menos edifícios em altura, e nos arredores havia muitos bairros de lata, isto é, muitas casas juntas, muito pobres, feitas de chapa e com telhados também de chapa, que foram construídas por gente muito pobre do campo, que ia tentar arranjar melhor emprego do que a agricultura, Nas aldeias e nas vilas do interior do país viam-se algumas casas mais ricas e melhores mas a grande maioria não tinham condições de higiene mínimas: não tinham casas-de-banho nem água canalizada, tinham poucas divisões e as famílias eram muito grandes o que fazia com que dormissem varias pessoas na mesma cama. Nas aldeias havia casas por onde o frio e a chuva entravam pelos buracos das paredes e dos telhados. Outras casas eram feitas de madeira e o telhado era de colmo (palha). Cozinhava-se a lenha, no chão da cozinha o que dava origem a incêndios, ardia tudo e as famílias ficavam sem abrigo. Havia muitos mendigos que pediam de porta em porta.
  6. A alteração mais importante que o 25 de Abril nos trouxe foi a liberdade: de pensamento, de expressão, de opinião, de associação. Nos jornais e outros meios de comunicação deixou de haver censura prévia e passou a poder-se escrever aquilo que cada um pensava sem ser castigado por isso. Melhoraram muito as condições de vida e de habitação. Todos os portugueses passaram a ter os mesmos direitos perante a lei principalmente o direito à saúde e á educação. Passamos a saber mais e melhor o que se passava pelo mundo. Ao nível político, passamos de uma ditadura para uma democracia, isto é, através de eleições livres é o povo português quem escolhe os seus governantes.

Francisco Gil (22.11.2009)

  1. Eu estava em casa quando soube do 25 de Abril.
  2. Eu ouvi na televisão.
  3. Nesse tempo havia jornal, rádio e a televisão.
  4. Usavam-se comboio, camioneta de carreira e o táxi.
  5. Nesse tempo não tinha água canalizada, não tinha aquecimento, cozinhava a lenha, não existia casa de banho, tomava banho numa bacia.
  6. Trouxeram melhores condições de vida e mais liberdade.

Rita (22.11.2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário