quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Pré-história

Povos Recolectores

Os primeiros povos que habitaram a Península Ibérica eram recolectores porque se alimentavam do que a Natureza lhes dava.
Estes povos defendiam-se do frio vivendo em cavernas, vestindo peles de animais e usando o fogo. O fogo era indispensável para aquecer, cozinhar, iluminar e afugentar as feras.

Os recolectores deslocavam-se periodicamente porque tinham de perseguir os animais que caçavam.
Um povo que não tem local fixo para habitar e se desloca periodicamente é nómada.
Os homens primitivos fabricavam utensílios em pedra e osso.
Nas paredes das grutas e nas rochas pintavam e gravavam cenas de caça e animais.
Às pinturas e gravuras feitas em pedra dá-se o nome de rupestres.




Informação recolhida por José Carlos
Os homens primitivos eram caçadores-recolectores porque se alimentavam da carne dos animais que caçavam e matavam e também de frutos, bagas e vegetais que encontravam e apanhavam (recolhiam) da Natureza, sem serem eles a cultivarem.
Elaborado por Francisco
Os homens da pré-história alimentavam-se com animais e frutos abundantes. Com as mãos caçavam pequenos animais como, por exemplo, cobras e coelhos.
Os homens abrigavam-se em casas feitas com folhas, peles e troncos de árvores. Descobriram e dominaram o fogo e, desde aí, começou-se a evoluir cada vez mais, até chegarmos a 2009 já num ponto tão evoluído como o conhecemos.
João
Os nossos antepassados, no Inverno, viviam dentro de grutas, no Verão procuravam viver perto de água e construíam cabanas com peles de animais. Para fazer fogo, girava um bocado de madeira sobre outro. Comida carne de rena, de bisonte, de camurças e de aves. No verão a carne era fumada e no Inverno, era colocada no gelo. Os homens iam para a caça e as mulheres preparavam as peles dos animais, para fazer roupa.
A actividade principal dos homens era a caça, usavam lanças de madeira e podiam ficar muitos dias fora. Para aves atiravam pedras.
As paredes das grutas eram utilizadas para pintar animais.
O nossos antepassados eram muito diferentes de nós.
Miguel

Sem comentários:

Enviar um comentário