Depois de os Muçulmanos serem parados na conquista da Península Ibérica, esta ficou dividida em vários reinos cristãos: Leão, Navarra, Aragão e Castela e um reino muçulmano.
O reino de Leão era governado por D. Afonso VI, que recebeu grande ajuda, na luta contra os Mouros, por parte de alguns Cruzados (cavaleiros que se dedicavam a lutar contra os inimigos da Cruz). Entre estes cavaleiros distinguiram-se, pela sua valentia, dois franceses: D. Raimundo e D. Henrique de Borgonha.
D. Afonso VI, como recompensa de tão boa ajuda, deu em casamento, aos dois fidalgos as suas filhas. D. Urraca (filha mais velha) casou com D. Raimundo e foi-lhes dado o governo do Condado da Galiza. D. Teresa (filha mais nova) casou com D. Henrique e foi-lhes entregue o governo do Condado Portucalense.
O Condado Portucalense era uma região do Reino de Leão situada entre o rio Minho e o rio Tejo e limitado a Oeste pelo Oceano Atlântico e a Leste pelas terras que hoje conhecemos como Trás-os-Montes.
A origem do nome Portucalense deve-se a uma localidade muito importante situada na margem esquerda do rio Douro, onde se faziam grandes movimentos de carga e descarga de mercadorias, que desciam o rio por barco, e onde se praticavam trocas comerciais. Esta localidade chamava-se Portus Cale.
O Conde D. Henrique governou muito bem o Condado, cuja capital era Guimarães. Foi ai que os Condes viveram e tiveram um filho a quem chamaram Afonso (em homenagem ao avô) Henriques (filho de Henrique).
O Conde D. Henrique sonhava, um dia, poder transformar o Condado num reino independente, mas morreu sem ter conseguido realizar esse desejo. Coube ao seu filho D. Afonso Henriques realizá-lo, dando origem a um novo país, o nosso, ao qual deu o nome de PORTUGAL.
(base: História de Portugal – Editora Educação Nacional
Reunião de Pais
Há 10 anos
Obrigada por me esclarecerem a dúvida!
ResponderEliminarIsto veio mesmo a calhar pois terei um teste de História e Geografia de Portugal.
Mais uma vez obrigada!
obrigado ajudou me a fazer um trabalho para historia
ResponderEliminarObrigado deu-me muito jeito num trabalho de casa.
ResponderEliminar:-)
wow deu mesmo jeito para o meu trabalho salvo-me a vida
ResponderEliminarMuito obrigada! Foi uma grande ajuda, pois tenho de estudar para o teste de amanha de historia e geografia de portugal. xD
ResponderEliminarSão várias as pessoas anónimas que vêm aqui agradecer por este texto ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas. Como gestor deste blogue, infelizmente tão pouco actualizado, remeto esse agradecimento para o seu autor. Quando o elaborou, o Francisco Gil apenas pretendia responder ao desafio de conhecimento que o professor lhe apresentou, contudo produziu, num texto simples e fácil de ler, um resumo muito interessante das circunstancias que antecederam a formação da nacionalidade. Parabéns ao Francisco Gil.
ResponderEliminarDevia por quais os principais acontecimentos na formação de Portugal. Mas está bom, e obrigado pela ajuda.
ResponderEliminarAjudou obg
ResponderEliminar