quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Notícia

https://docs.google.com/fileview?id=0B2lc-02sy9CqMTY1ODI3NWYtNjk4NC00YjlhLWE1ZWItNjc5YjY5YWUxMDAw&hl=en

Teatro de sombras

A turma catorze da escola E B 1 Conde São Cosme realizou no dia 10 de Novembro, um teatro de sombras, à porta da sala.
Com a colaboração do professor construímos no PowerPoint o cenário e para projectar, usamos um lençol branco. Participou o João como apresentador, a Bárbara, a Catarina, a Gabriela, a Alice e a Jéssica participaram como leitoras (jograis) que levaram máscaras para ninguém as reconhecer, a Daniela e o Francisco foram manipuladores das sombras, o David mexeu no som, a Rita mudou os cenários, o José e o Ricardo organizaram os lugares dos miúdos, a Débora e o Gil foram chamar os professores e os alunos para virem assistir ao espectáculo.
Por volta das 14:00 começou o espectáculo que se repetiu sete vezes. Todo o público aplaudiu e agradeceu imenso.
(Araras - colectivo)

Hoje é um dia especial

No dia 10 de Novembro de 2009, nós fizemos um teatro de sombras com a ajuda do professor.
A Rita era assessora do cenário, os leitores eram a Jéssica, a Bárbara, a Catarina, a Alice e a Gabriela, o apresentador foi o João, o Francisco e a Daniela são meninos que mexiam nas sombras, o David controlava o som, a Débora e o Gil eram responsáveis por chamar as turmas, (uma turma de cada vez) o Ricardo e o José Miguel organizavam o público. Os restantes membros da turma eram responsáveis pelo comportamento do público.
A Bárbara uma fala à Catarina e quase à Alice.O público gostou muito do teatro e alguns professores vieram agradecer pessoalmente pelo teatro e dizer que gostaram muito até perguntaram como construímos o cenário. E nós também gostamos e divertimo-nos muito.
(Jaguares - colectivo)


Teatro de S. Martinho

Depois de entrar na sala de aulas, esperámos que a escola ficasse em silêncio. Quando ficou em silêncio começámos a montar o cenário. Atrás da porta colocámos um lençol, para projectar imagens do PowerPoint e as sombras.
Quando estava tudo pronto, o Gil e a Débora, foram à sala ao lado chamar a professora e os seus alunos. Subimos as escadas para assistir ao teatro. Dentro da sala de aula ficou o professor um pouco a ajudar o Francisco, a Daniela e a Rita ficaram a controlar o cenário. Fora da sala ficaram os leitores: o João que apresentou e cinco meninas mascaradas que contaram a história do S. Martinho em versos.
Depois da nossa sala e da sala do lado assistirem à peça, a Débora e o Gil foram chamar a outra turma para também assistirem ao teatro. No fim todos conversamos sobre o que tinha acontecido. Todos os que viram o teatro gostaram muito.
(Golfinhos - colectivo)


Notícias da turma 14

Terça-feira, dez de Novembro, na escola EB1 Conde S. Cosme, a turma 14 fez um teatro de sombras.
Depois de vários dias a treinar, apresentaram hoje um teatro de sombras. Cada aluno teve uma tarefa. Alguns leram, outros organizaram o público, dois comandaram as sombras e uma menina projectou o cenário.
Pela reacção do público (alunos e professores), correu muito bem. Foi um sucesso!
(Focas - colectivo)

Um dia especial

Hoje, dia 10 de Novembro de 2009, foi um dia especial para a minha turma. Fizemos um teatro de sombras, que falava do S. Martinho, para as turmas da tarde da nossa escola.
No teatro participaram o apresentador (João), os actores (Jéssica, Bárbara, Gabriela, Catarina e Alice), os manipuladores das sombras (Francisco e Daniela), o manipulador do cenário (Rita), quem chamava as salas para irem ver (Débora e Gil), quem organizava público (José Miguel e Ricardo), quem ponha o som (David). Os restantes alunos da turma viram o teatro com os meninos das outras salas vezes e vezes sem conta.
Nós estávamos nervosos, que até a Bárbara «roubou» uma fala à Catarina e o público nem se apercebeu, e também quase «roubou» a fala da Alice. Enganámo-nos quase todas, mas só foi algumas vezes.
Na minha opinião o teatro correu bem e diverti-me muito, espero que os meus colegas também se tenham divertido.
(Jéssica)

1 comentário:

  1. Assim é que se aprende a fazer teatro. Lembro-me de passar o tempo com os meusamigos a inventar "estórias" com recortes colados no lençol pendurado e uma vela a fazer contraluz e a movimentar-se ( efeitos especiais). Assim passava-mos as tardes.
    Claro que parabens ao Manipulador Francisco.

    ResponderEliminar