quarta-feira, 30 de junho de 2010

O Mundial

O Mundial chegou à África do Sul.
As selecções preparam-se para ganhar. Algumas perdem mas outras
ganham e passam aos oitavos de final (16 equipas) depois, se ganharem passam aos quartos de final (8 equipas) e se passarem vão às meias finais (4 equipas) e a fim às finais e se ganharem são campeões mas se perderem arrumam.
As minhas selecções preferidas são: Portugal, Argentina , Brasil, Espanha e Alemanha. Espero que alguma delas ganhe o mundial.
Portugal perdeu contra a Espanha e saiu do mundial, mas de certeza que uma das outras vai ganhar o mundial.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O NOSSO PASSEIO

Pois é...

Ainda faltava colocar aqui, no nosso blogue, um pedacinho visual da nossa visita de estudo a Conímbriga e Coimbra.

A história está contada um pouco mais abaixo em três textos que vale a pena ler ...

http://csc14.blogspot.com/2010/05/uma-visita.html

http://csc14.blogspot.com/2010/05/visita-de-estudo.html

http://csc14.blogspot.com/2010/05/nossa-viagem.html

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Músicos de Bremen

No dia 17 (penúltimo dia de aulas) levámos à cena, "Os Músicos de Bremen", em teatro de fantoches, para toda a escola assistir.

Os músicos de Bremen é uma história dos irmãos Grimm contada e recontada por muitos autores, narradores, contadores de histórias, leitores e companhias de teatro, de dança, de... até já foi também contada em cinema...

Mas nós fizemos a nossa versão a partir da leitura de um texto narrativo, adaptado pelo professor, a partir de versões disponíveis em alguns sítios da Internet e da construção, discutida na turma, com o professor, de um texto para teatro com as falas dos personagens e as "didascálias" que orientam os actores (manipuladores).

Depois de construirmos o texto criámos os adereços e aprendemos a manipular os fantoches de luva (não tivemos que os fazer... pertencem à colecção do professor) e ... depois de alguns ensaios adaptações... alteração e algum desentendimento/debate/entendimento... mostrámos o nosso trabalho no pátio da escola, em duas sessões, na manhã do dia 17 de Junho, duas sessões na "cantina" para as turmas da tarde e outras duas sessões já ao final da tarde SÓ para os nossos PAIS (que nos pareceram bem orgulhosos - como convinha!) e convidados.
Foi muito agradável!!!


sexta-feira, 18 de junho de 2010

Acabou!!

E pronto.
Acabou um ano, um ciclo, um tempo.
Mas acabar é lugar de recomeço e depois de umas férias, que sempre vão saber a pouco, a turma, que se fez TURMA, está capaz de avançar para novos caminhos. A Júlio Brandão vai receber a maioria dos alunos, mas outros se entenderão com outros lugares e aí farão novas amizades e criarão outros grupos.

Mas se um dia nos juntámos todos e nos denominámos como CSC14 não foi para nos esquecermos uns dos outros nem para deixarmos de ter projecto em conjunto. Este ano, em conjunto, fomos "CSC14", fomos "Sabe Tudo" e "Diabos da Turma", fomos "Araras", "Focas", "Golfinhos" e "Jaguares" sem deixarmos de ser individualmente: Alice, Ana, Bárbara, Catarina, Daniela, Débora, Diana, Francisco, Gabriela, Gil, Jéssica, João, João Miguel, José Carlos, José Miguel, Miguel, Ricardo, Rita, Sara, Simão e Jorge.

Por isso, caríssimos alunos...
Este lugar pode ser a nossa sala de aula futura, ou o nosso recreio, ou o nosso palco. Pode ser o que desejarmos, mas, acima de tudo, pode ser a maneira de nos juntarmos muitas vezes, de nos encontrarmos de quando em quando ou, simplesmente, de nos recordarmos, numa visita ocasional.
Só depende da nossa vontade e de um pouquinho de dedicação de uns aos outros e de não esquecermos os amigos.

Este lugar é vosso. Mais... o vosso nome é vosso! A escola Conde de S. Cosme perde este ano uma turma, pelo que não haverá mais nenhuma CSC14 mesmo que se deseje.

Meninos...
A "bola está no vosso campo" e o futuro do CSC14 - Blogue de turma depende da vossa participação. Com novas escolas, novos professores, novas amizades, novas actividades e novas matérias de estudo, não vos irão faltar temas para escrita. Podereis criar e participar na construção de outros sítios da Internet e aqui fazer ligações para essas páginas, podeis realizar trabalhos de investigação sobre os mais diversos assuntos e aqui divulgar esses trabalhos, podeis contar anedotas, contar histórias, dedicar um poema à mãe e deixar que ele seja lido por muitas mães que visitem o vosso blogue. Podeis celebrar os aniversários dos amigos com um textinho delicado e podeis escrever... escrever... escrever... haverá sempre alguém a ler, a comentar e a dar um miminho aos autores.

Da minha parte, estarei sempre por aqui e atento!
Estarei à vossa chamada para as ajudas que forem necessárias.
Estarei de vontade para continuar a colocar aqui o que achar oportuno, enquanto vos for agradável e necessário... para já colocando algumas coisas que por aqui andam perdidas e que o tempo não permitiu divulgar... e assim avivar a memória do ano passado e fazer a nossa história conjunta.

Forte abraço!
Sempre vosso
Jorge Pimentel

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Dia de Camões

O 10 de Junho é feriado desde a proclamação da República em 1910.

Os republicanos deram muito valor político ao dia da morte de Luís Vaz de Camões, 10 de Junho de 1580, sendo o maior génio da pátria, que fez grandes obras portuguesas entre elas a mais conhecida, “Os Lusíadas”, e por isso atribuíram ao 10 de Junho, um feriado em sua honra.

No tempo do mandato de António de Oliveira Salazar, o 10 de Junho começou a ser conhecido como o dia de Camões, de Portugal e da Raça. A partir de 1963 o 10 de Junho tornou-se, também, numa homenagem às Forças Armadas Portuguesas.

No regime democrático além de ser o dia de Camões e de Portugal, também é o dia das Comunidades Portuguesas.

segunda-feira, 7 de junho de 2010