segunda-feira, 5 de outubro de 2009

5 de Outubro de 1910 (Proclamação da Répública)

No século XIX, Portugal registou grande desenvolvimento. Foram feitos grandes investimentos públicos em vias de comunicação (a inauguração da primeira linha de caminho de ferro entre Lisboa e o Carregado acontece a 28 de Outubro de 1856.) e é iniciada a industrialização do país.
Mas duas grandes epidemias (Cólera e Febre Amarela), alguns investimentos errados e um grande desentendimento com a Inglaterra, contribuíram para aumentar dificuldades económicas que se foram acumulando e começou a ser difícil controlar as finanças do reino.
Entretanto, começa a surgir a ideia de que o pais não devia ser governado por um rei e que todos os governantes deveriam ser eleitos pelo povo e em 1876 é criado o Partido Republicano.

No início do século XX o estado devia muito dinheiro e para tentar controlar as contas o rei D. Carlos nomeou João Franco para formar um governo de ditadura que aumentou os impostos. A contestação à acção dos governantes e à monarquia foi sendo cada vez maior e, no dia 1 de Fevereiro de 1908, O rei é assassinado no Terreiro do Paço, em Lisboa.

É D Manuel II quem sucede a D. Carlos mas, a 4 de Outubro de 1910 inicia-se a Revolução Republicana, o Rei refugia-se em Mafra e na manhã de 5 de Outubro abandona o país enquanto, em Lisboa, José Relvas e Eusébio Leão proclamam oficialmente a República.

Teófilo Braga é nomeado Presidente da Republica e em 24 de Agosto de 1911 é eleito Manuel de Arriaga como Presidente da República.

Os símbolos da república

O Presidente da República: http://www.presidencia.pt/

A bandeira:
Aprovada pelo Governo em 29 de Novembro de 1910, e ratificada na Assembleia Nacional Constituinte em 19 de Junho de 1911, bandeira da República Portuguesa foi decretada no Diário do Governo núm. 141 e teve o seu uso regulamentado por Decreto de 30 de Junho de 1911 publicado no Diário do Governo nº 150, Apresenta um corte radical com as anteriores bandeiras nacionais no que respeita às cores, tendo-se mantido o brasão sem alterações significativas desde 1485. (http://www.tuvalkin.web.pt/terravista/Guincho/1421/bandeira/pt.htm)


O Hino Nacional:
Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal
Levantai hoje de novo,
O esplendor de Portugal
Entre as brumas da memória,
Ó pátria sente-se a voz
Dos teus egrégios avós
Que há-de guiar-te à vitória.
CORO
Às armas! Às armas!
Sobre a terra e sobre o mar!
Às armas! Às armas!
Pela Pátria lutar!
Contra os canhões marchar, marchar!

Música: Alfredo Keil
Texto: Henrique Lopes de Mendonça.

Sem comentários:

Enviar um comentário