O esqueleto é o conjunto de todos os ossos que dão forma e sustentam o corpo humano e têm muitas formas e tamanhos de acordo com a sua função que é suster e proteger os órgãos internos e permitir a locomoção.
As articulações unem os ossos e podem ser fixas, como as do crânio (para proteger), ou móveis, como as dos joelhos (para permitir o movimento).
Os ossos da cabeça formam o crânio e a face. O crânio é formado por ossos que protegem o cérebro e que não se podem mover. A face é constituída por 14 ossos, uns móveis (os maxilares, para permitir a mastigação) e outros imóveis.
No tronco existem os ossos da coluna vertebral, que é constituída por 33 vértebras e protege a medula espinal, e da caixa torácica que é formada pelas costelas, pelo esterno, pelas omoplatas e pelas clavículas e que protegem o coração e os pulmões.
O braço é formado pelo úmero, pelo cúbito e pelo rádio. A perna é composta pelo fémur, pela tíbia e pelo perónio. As mãos e os pés os têm dedos que são constituídos pelas falanges.
As articulações dos membros são: o ombro, o cotovelo, o pulso, a anca, o joelho e o tornozelo.
Para cuidar e proteger os nossos ossos devemos ter uma postura correcta (sem estar inclinados ou com as costas torcidas) e uma alimentação cuidada, rica em cálcio e em fósforo.
Há doenças que afectam os ossos como a artrite e a osteoporose. Os ossos podem fracturar-se quando se partem ou deslocar-se quando sai da sua posição normal.
Texto de Rita Monteiro com revisão colectiva da turma
Olá meninos.
ResponderEliminarEstou deliciada com as vossas matérias e pela maneira como voçês as colocam aqui,de tal maneira que me deu vontade de voltar à escola.
Aí se eu pudesse!!!
Aproveitem e divirtam-se pois a vida é bela