Na sexta-feira, depois de termos escutado a leitura da história do caldo de pedra, (de Maria Teresa dos Santos Silva, editado pela AMBAR em 2003 , reflectirmos sobre a importância da alimentação, fizemos algumas actividades e elaborámos um cartaz com recortes de imagens de alimentos, que são mostrados nos panfletos dos supermercados.
Separámos alimentos a preferir de alimentos a evitar.
Hoje ... pensámos editar um panfleto sobre o assunto, para divulgar, aos alunos da escola (e suas famílias), as vantagens da alimentação saudável.
Iniciámos a aula por referir essa possibilidade:
Avisar os alunos da escola e as suas famílias sobre as vantagens de ter cuidado com a alimentação.
Decidimos a forma de fazer essa divulgação (carta, e-mail, blogue, sms, telefone, cartaz e folhetos foram algumas ideias)
Optámos pela construção de um folheto.
Decidimos a forma e o aspecto do folheto
Tomámos por base uma folha de papel A4 e dobrada em três;
Calculámos (29,7 mm : 3) - aproveitámos para falar da divisão; Identificámos a necessidade de margens e desenhámos-las com 1cm.
Decidimos, na turma, a importância da capa (para cativar a atenção dos possíveis leitores do desdobrável e apresentar o tema) da sub-capa (para apresentar os autores e referir informações complementares a propósito do tema) e o núcleo (onde é colocada a parte informativa). trabalhamos a organização dos elementos informativos do folheto (imagens e texto)
E iniciámos, em equipa, a construção de textos de acordo com os seguintes sub-temas:
- Alimentos a preferir;
- Alimentos a evitar;
- Importância de uma alimentação equilibrada e variada;
- Relação entre a alimentação e a saúde dos ossos e dos músculos.
- Uma ementa saudável.
FALTA FAZER A REVISÃO E EDITAR O FOLHETO
- Palavra o dia
Panfleto – (do inglês “Pamphlet”) Opúsculo, folheto ou desdobrável destinado a ser distribuído por um determinado público, como forma de divulgar informação.
Investigação da Daniela
Parabéns pela maneira como incentiva as aulas. E mostrar como, com um “simples” panfleto, se podem leccionar tantas matérias… A minha filha chegou a casa e disse-me: “mãe, hoje estivemos a fazer um panfleto, destes como há no supermercado. O professor, a cada coisa que fazíamos, explicava tudo! E demos todas as matérias: ao dividir a folha em três, demos matemática; para decidir o que escrever, estudo do meio; e também língua portuguesa que é sempre preciso para tudo.”
ResponderEliminarEstivemos ali a falar algum tempo sobre o que se passou na aula (aliás, como tem ocorrido muitas vezes este ano), e fiquei muito contente por ver tanto interesse da parte dela.
Obrigada!
Teresa Fidalgo