sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Terramoto de Lisboa

Quando superfície da Terra vibra de forma brusca diz-se acontecer um terramoto, abalo ou sismo. Dependendo da violência e duração dessa vibração, um sismo tanto pode fazer tremer os copos de um armário ou os vidros das janelas das casas, como pode provocar a destruição de cidades inteiras.
A origem de um sismo pode acontecer em terra ou no fundo do mar. Quando acontece no mar, as águas ficam muito agitadas (maremoto) e formam-se ondas gigantes (tsunami) que invadem a terra com grande violência e capacidade destruidora.

Porque um terramoto é um fenómeno natural que não consegue ser previsto só nos resta conhecer os seus riscos e perigos, aprender a actuar durante e depois de acontecer.

1 de Novembro de 1755

No dia 1 de Novembro de 1755 a cidade de Lisboa foi abalada por um violento sismo que praticamente a destruiu. No solo abriram-se fendas, as casas e edifícios mais frágeis foram desmoronadas e surgiram focos de incêndio. Toda a parte baixa da cidade foi então varrida por uma onda gigante que completou a destruição.
Foi um acidente verdadeiramente grave, porque matou mas de 10 000 pessoas e obrigou à reconstrução quase total da cidade (Era Rei de Portugal D. José I e o Marquês de Pombal era o seu Ministro).

Podes consultar: http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Portugal&ID=807

Sem comentários:

Enviar um comentário