quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Pão-por-Deus

Ontem, a propósito do "Halloween" ou "Dia das bruxas", que aos poucos se vai implantando como moderna tradição, foi proposta a seguinte DÚVIDA:
Será que em Portugal existe alguma tradição semelhante ou associada a este dia?

A resposta foi um colectivo "Não sei!", a que se opôs a expressão "Pão-por-Deus" juntamente com a proposta de investigar, usando os recursos possíveis, resposta adequada à pergunta.
Hoje havia já uma interessante colecção de entusiasmadas respostas e uns tantos sítios Internet visitados. Então, colectivamente, repetimos alguns procedimentos de busca e visitámos:
http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Sabias&ID=312
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A3o-por-Deus
http://blogs.esecs.ipleiria.pt/interescolas/category/dia-do-bolinhopao-por-deus/
http://moodle.ag-sg.net/mod/book/view.php?id=5704
http://amo-te.weblog.com.pt/arquivo/2004/11/pao_por_deus.html
Com recurso ao processador de texto dos computadores dos alunos, em trabalho depares, foram construídos alguns textos:

No dia 1 de Novembro festeja-se o Pão-por-Deus. Em alguns sítios de Portugal as meninas e os meninos fazem pequenos grupos e vão às casas das pessoas e pedem “Pão-por-Deus”. No fim do dia tinham cestos cheios de frutos moedas e guloseimas.
(Catarina e Ana)

Em algumas regiões de Portugal, no Dia de Todos os Santos, 1 de Novembro, as crianças saem das suas casas a pedir nas casas das outras pessoas "Pão-por-Deus".
Em algumas povoações este dia chama-se Dia dos Bolinhos.
São vários versos que se cantam:
Bolinho e bolinhos
Para mim e para vós
Para dar aos finados
Que estão mortos enterrados
À porta daquela cruz…
(Francisco e Gil)

É uma tradição Portuguesa que só se pratica em alguns sítios. No dia de Todos os Santos, 1º de Novembro, as crianças acordam de manhã bem cedo para ir pedir, de porta em porta, o “Pão-por-Deus”. Recebem pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas, ou castanhas que colocam dentro de sacos de pano, de retalhos ou de borlas. E recebem estas coisas porque cantam quadras como esta:

Lá vai o meu coração
Sozinho sem mais ninguém
Vai pedir o Pão-por-Deus
A quem quero tanto bem.
(Rita e Jéssica)

Dia 1 de Novembro é Dia de Todos os Santos. Em Évora, as crianças batem de porta em porta e pedem "Pão por Deus". No dia 1 de Novembro as pessoas vão ao cemitério rezar por os familiares que já faleceram. No mesmo dia, na América, à noite as pessoas andam vestidas de coisas do outro mundo e batem à porta "travessura ou doçura". É Halloween!
(Daniela e Débora)
Em alguns lugares de Portugal, no dia 1 de Novembro, as crianças juntam-se em pequenos grupos, para pedirem "Pão-por-Deus".
As crianças cantam lengalengas:
Pão, pão por Deus
à mangarola,
encham-me o saco,
e vou-me embora.
As pessoas oferecem doces, frutos secos , dinheiro e muitas outras coisas.
A quem lhes recusa o Pão-por-Deus, as crianças cantam lengalengas não muito agradáveis:

O gorgulho gorgulhote,
lhe dê no pote,
e lhe não deixe,
farelo nem farelote.
(Gabriela e Bárbara)

De manhã bem cedinho, no dia 1 de Novembro, em algumas regiões de Portugal, as crianças vão de porta em porta, com um saquinho na mão a cantar cantigas e também vão pedir pão por Deus e às vezes dão-lhes romãs, bolinhos, castanhas, guloseimas, dinheiro, etc.
O dia de Pão-por-Deus tem algumas semelhanças ao dia do Halloween.
No dia 1 de Novembro podemos ir ao cemitério visitar os familiares, amigos que já faleceram.
(Simão e Alice)

O dia 1 de Novembro é o Dia de Todos os Santos e também o Dia do Bolinho.
Vai-se de porta em porta a pedir o Pão-por-Deus, dinheiro, chocolates, frutos secos, bolos, doces, etc.
Quando batem à porta os meninos comecem a cantar.
(Diana e David)

No dia 1 de Novembro celebra-se o Dia de Todos os Santos. De manhã cedo as crianças batem de porta em porta e pedem Pão-por-Deus que significa chocolates, rebuçados, caramelos e um doce que se chama santouro. Antigamente não havia muitas guloseimas e por isso davam nozes, frutas e pão.
Esta tradição normalmente faz-se nas regiões perto de Lisboa é parecida com a tradição americana que se chama Halloween.
(João e José)

Afinal "Pão-por-Deus" é uma tradição bem antiga, especialmente acarinhada em lugares da Estremadura, Ribatejo, Beiras e Açores.
A sua origem surge, por alguns, como associada às grandes necessidades que a região envolvente de Lisboa sofreu na sequência do Terramoto de 1755, contudo a designação "Dia do bolinho" os produtos, que habitualmente enchem o saco de retalhos das crianças que pedem, e mesmo as cantilenas que estas cantam quer recebam quer não as oferendas que desejam, parecem, muito mais, celebrar as últimas colheitas do ano e uma "tulha farta" nas casas de lavoura.
Se recebem, as crianças cantam as bondades dos donos da casa, desejam felicidades e se não recebem nada cantam invasões de bichesas e outras pragas para os produtos da terra arrecadados nas dispensas.
(Professor)

1 comentário:

  1. Este interessante Blogue vou comentar
    É o Pão-por-Deus que vos dou
    Espero vossa alma adoçar,
    Ao saberes que, vossa leitora, eu sou!

    ResponderEliminar