terça-feira, 20 de outubro de 2009

Caldo de pedra

A história do fradinho que coloca uma pedra na panela para fazer uma sopa é um conto tradicional português que já foi colocado em texto por vários escritores, entre os quais, um presidente da república. Teófilo Braga foi o segundo Presidente da República Portuguesa (o primeiro foi Manuel de Arriaga, em 1911 e o terceiro foi Bernardino Machado, que viveu em Famalicão) e para além de político foi também escritor de poesia, ensaios e contos (ex: Contos Tradicionais do Povo Português).
Vale a pena ler contos tradicionais.
Neste sítio http://www.minerva.uevora.pt/publicar/conto/ podes encontar este "Caldo de pedra" escrito por Teófilo Braga e realizar algumas actividades relacionadas.

3 comentários:

  1. Olá
    Já fiz o jogo do Caldo de Pedra. Gostei muito, foi muito divertdo. Acertei em todas.
    Obrigada por ter colocado este jogo no blog.
    Bárbara Nunes

    ResponderEliminar
  2. Não queria fazer hábito de responder a comentários colocados no nosso blogue, pois acho que o NOSSO (meu e dos restantes contribuidores) papel é colocar material passível de comentários.
    Mas não podia deixar de responder a este comentário por ser o PRIMEIRÍSSIMO elaborado por um dos alunos da CSC14.

    Parabéns Bárbara.
    Por teres aderido ao TEU blogue com essa vontade que demonstras e por teres seguido a ligação proposta.

    Vamos tentar colocar outros desafios e abrir caminhos para muita coisa bonita e interessante que a INTERNET torna disponível.

    Se descobrires (se TODOS descobrirem) sítios onde se encontram desafios, informações e passatempos interessantes ... DIZ (dizei)!

    Colocaremos "pontes" no nosso blogue.

    ResponderEliminar
  3. No Comentário anterior, cometi uma enorme injustiça perante a Rita. Ela sim, foi a PRIMEIRÍSSIMA aluna a fazer um comentário no NOSSO blogue.
    Aqui fica a rectificação e a reposição que é justa: "O SEU A SEU DONO".

    ResponderEliminar