domingo, 25 de outubro de 2009

Músculos

A propósito do estudo dos músculos do corpo humano, quase todos os alunos da turma realizaram a sua própria investigação, em casa e com recurso aos mais diversos meios, desde livros e enciclopédias como o manual de estudo do meio:

  • Giroflé 4 - Estudo do Meio (Santillana/Constância)

a recursos Internet, como:

Resultando o seguinte texto de excertos:

"Sempre que nos movimentamos, utilizamos músculos. Fazem-nos andar, pestanejar ou sorrir. Alguns funcionam de forma automática, mas outros necessitam de ordens (Bárbara), estes encontram-se debaixo da pele cobrindo o esqueleto, estão ligados aos ossos por meio de tendões (João) e são tecidos elásticos que podem contrair-se e relaxar. Quando contraem, ficam mais curtos e grossos; quando os músculos voltam ao tamanho inicial, distendem. (Rita) Têm, então, dois tipos de movimentos: movimento de contracção e distensão. (Ricardo) Os músculos podem puxar, mas não empurrar. Funcionam em pares que puxam em direcção oposta. Quando um músculo puxa o seu parceiro relaxa. (Bárbara)
Os músculos são formados por células longas e finas, chamadas fibras musculares. (Catarina) e podem ser divididos em dois grupos - os voluntários, que nós controlamos conscientemente (José), por exemplo:

  1. Com o bíceps dobramos os braços;
  2. Os peitorais trabalham quando levantamos os braços;
  3. O diafragma provoca a respiração;
  4. Os abdominais ajudam-nos a curvar e a manter a postura direita;
  5. Com quadríceps dobramos ou esticamos as pernas. (Francisco)

e os involuntários, que trabalham por si, independentemente da nossa vontade como:

  1. O músculo do coração
  2. O estômago quando está a fazer a digestão;
  3. Os intestinos. (Francisco)

Em determinadas circunstâncias, contudo, alguns músculos involuntários podem ser voluntariamente controlados (José).
Além de serem os responsáveis pelos movimentos, os músculos também servem para aquecer o nosso corpo (pois aquecem ao produzir movimento), para proteger os órgãos internos, ajudar a respirar e permitir a circulação do sangue (João e Davide).
Os músculos constituem cerca de 30 por cento do corpo humano (José), onde existem mais de 630 (Alice), Temos mais de 30 músculos faciais que nos permitem realizar expressões tais como: surpresa, alegria, tristeza ou choro. Os músculos dos olhos são os que mais trabalham. Estima-se que eles se movam mais de 100.000 vezes por dia (Alice) e o maior é o Grande Glúteo que se situa na zona do rabo.
Para serem reconhecidos, todos têm nome: temporal, frontal, trapézio, bíceps, peitoral maior, deltóide, gémeo, abdominal (João), dorsal, glúteo, quadríceps (Davide) …
Para termos músculos fortes precisamos de um alimento chamado proteína e para eles terem energia bastante necessitamos de açúcares lentos, para que tenham flexibilidade e resistência necessitam de ser treinados. Assim é muito importante, termos uma alimentação equilibrada e rica em carne, peixe, feijões, leite e ovos (que são ricos em proteína) e cereais e massas (ricos em açúcares), e fazer muito exercício físico. Pois só assim teremos uns músculos saudáveis. (Gabriela e ainda Ana, Jéssica, Gil, Daniela, Débora)"

A propósito deste estudo podemos espreitar alguns sítios Internet para testar os nossos conhecimentos como: http://www.cardosolopes.net/disciplina_1ciclo_ficheiros/EMEIO4_ficheiros/trabalhos%20em%20hotpotatoes/html/OSeuCorpo.htm

Ou visitar outros que completam o nosso estudo:

2 comentários:

  1. O filme é muito fixe e é divertido.
    Miguel Nunes

    ResponderEliminar
  2. Achei o filme muito interessante. Foi bom, porque eu também estou a dar esta matéria.
    Gabriela Nunes

    ResponderEliminar