terça-feira, 2 de março de 2010

LABORATÓRIOS ABERTOS 2010 (E.S. D. Sancho I)

No dia 26 de Fevereiro de 2010, todas as turmas dos 3º e 4º anos da escola E.b.1 Conde de São Cosme foram visitar os laboratórios da Escola Secundária de D. Sancho I, Nós fomos de tarde, vimos e realizámos algumas experiências e fizemos observações de fenómenos físicos, químicos e biológicos.

O primeiro laboratório que visitámos foi o de química, onde fizemos um “pega-monstro” que é uma pasta pegajosa e colorida, à base de cola líquida e “bolas saltitonas” com látex, ácido e água. Observamos um cocktail colorido com líquidos que não se misturam, como se pode fazer um fogo de artifício muito pequenino e o que acontece na erupção de um vulcão em miniatura ou como um líquido ou uma moeda podem mudar de cor porque se misturaram com “reagentes” (esta palavra foi muito ouvida).

Em seguida dirigimo-nos para o laboratório de física, onde vimos queimar dinheiro e dinheiro que não ardia, descobrimos “quem cometeu o crime” pela impressão digital e muitas outras coisas como espelhos que invertem a nossa imagem e como a água pode mostrar uma moeda colocada numa bacia.

Após um pequeno intervalo para lanchar no corredor, os nossos acompanhantes, que foram dois rapazes de bata branca levaram-nos para o último laboratório.

No laboratório de biologia observámos “as jóias da terra” pedrinhas de nomes estranhos, mas algumas muito bonitas. Vimos os órgãos internos de um animal, micróbios da água suja, animais e flores ao microscópio e uma experiência onde se mostrou como a nicotina do cigarro suja os pulmões de quem fuma.

As experiências foram feitas e orientadas por alunos da Escola Secundária que andavam vestidos de bata, como os cientistas e por professoras.

Cada um de nós gostou mais de uma ou de outra experiência, mas foi um dia muito divertido e memorável para todos. Um dia de grandes descobertas!

Colectivo

(ver mais em "No Exterior")

Sem comentários:

Enviar um comentário