terça-feira, 9 de março de 2010

A princesa e a serpente

Era uma vez, um rei muito rico que acabara de entrar na miséria.

O rei tinha três filhas. A mais velha e a do meio eram muito egoístas e muito vaidosas, mas a mais nova era muito simples e bela.

O pai das princesas partiu em viagem, mas antes perguntou a cada uma das filhas o que desejava. A mais velha pediu um vestido de seda bordado a ouro, a do meio pediu um colar com as pérolas maiores que houvesse e a mais nova pôs o pai de boca aberta dizendo que queria a rosa mais bonita que encontrasse.

O pai foi comprar os presentes para as duas filhas mais velhas, mas havia um problema. Ainda faltava o presente da filha mais nova que era muito difícil de encontrar. O rei começou a procurar a rosa mais bela e, de repente, vê um palácio enorme cercado por um jardim muito belo. Com tanta beleza do jardim e com certeza que era ali que ia encontraria o presente que lhe faltava, tocou a sineta uma, dez, cem vezes e nada, então o rei resolveu entrar sem licença e debruçando-se com delicadeza colheu a rosa mais bela que viu. Surge do nada uma voz roca e quando o rei vê uma serpente fica todo atrapalhado mas a serpente pergunta:

– A quem pediste autorização para colher essa rosa tão bela?

O rei respondeu:

– Eu vim aqui para colher uma das rosas deste palácio magnífico para a minha filha mais nova. E a serpente disse:

– Como disseste a verdade eu vou te deixar partir mas com uma condição tens que trazer a tua filha mais nova aqui ao palácio no espaço de três dias.

E lá foi o rei para o seu reino muito triste com a conversa que tinha tido com a serpente. Quando chegou ao reino foi entregar os presentes às filhas e a filha mais nova vendo que o pai estava muito triste e pediu-lhe para lhe contar o que se tinha passado o pai com banhado em lágrimas dizendo-lhe que falou com uma serpente e tinha que a levar. Mas a filha não hesitou foi-se embora à procura da serpente.

Quando encontrou o palácio foi à procura da serpente que o pai lhe falou. Procurou, procurou e nada. Estava tudo vazio!

A noite caiu e a princesa encontrou uma cama bordada a ouro e acabou por adormecer mas, de repente, sentiu uma coisa fria e, horrorizada, deu um grito. Era a serpente de que o pai lhe tinha falado. A serpente falou com a princesa e disse:

– Não tenhas medo de mim!

Vendo que a serpente, não lhe fazia mal, começou a fazer caricias e depois de algum tempo adormeceu. Quando já muito tarde acordou e vendo que a serpente não estava, rebuscou os lençóis e nada. Então foi tomar o pequeno-almoço e quando chegou à mesa viu um banquete com as melhores delícias para um pequeno-almoço. Passaram dias e meses e um dia a princesa acordou com muitas saudades do pai então foi-se embora mas ao sair do portão ouviu a serpente a dizer-lhe:

– Vai visitar a tua família mas tens de voltar daqui a três dias – a princesa lá foi e ficou muito tempo tantas saudades que tinha mas lembrou-se do que a serpente lhe tinha falado então apressou-se e quando chegou ao palácio encontrou a serpente quase morta.

Então começou a chorar e caiu uma lágrima de mansinho no peito da serpente. De repente apareceu um clarão e a serpente transformou-se num belo príncipe e viveram felizes para sempre.

1 comentário: