quarta-feira, 10 de março de 2010

A princesa e a serpente (resumo)

Era uma vez um rei que tinha três filhas.

Ele, em tempos, foi o homem mais rico do planeta. Mas o seu reino foi atacado por tropas inimigas e atingido por doenças e catástrofes. Então, o rei repartiu o seu ouro por todo o povo.

Um dia o rei perguntou às filhas o que queriam de presente. A primeira disse:

– Eu quero um vestido bordado em ouro com a mais fina seda que encontrares.

A do meio: – Quero um colar com as maiores pérolas que achares.

O pai falou à mais nova. – E tu não queres nada?

– A mais bela rosa que encontrares. Disse ela.

O rei lá foi procurar os presentes que as filhas lhe pediram. À vinda para o seu palácio, encontrou um castelo abandonado. Tocou à sineta e esperou que alguém viesse abrir porta. Esperou e esperou, como ninguém lhe falou resolveu entrar, chamou e gritou mas ninguém ouviu. Chegou a um jardim e pegou na mais linda rosa que havia. E ao pegar, apareceu uma serpente que disse com voz rouca:

– Onde vai?

– Vou levar esta rosa para a minha filha! Disse o rei com medo.

– Então tem três dias para trazer a sua filha! Disse a serpente.

O rei correu no seu cavalo branco. Chegou ao seu palácio e ai começou a chorar porque tinha de perder a sua filha. A filha mais nova disse que ia até à serpente, e assim foi, a princesa foi para lá num cavalo preto. Chegou ao castelo abandonado e fez o que o pai lhe tinha mandado, chegou ao jardim e procurou a serpente. Procurou também por toda a casa e no último quarto, de tão cansada que estava, deitou-se e quando estava quase a adormecer sentiu que a cama estava fria e gritou:

– Ai!

– Não tenha medo de mim! Disse a serpente.

Os dois falaram até que adormeceram. De manhã a princesa acordou e viu que a serpente tinha desaparecido. Quando se levantou, foi tomar o pequeno-almoço e viu que a mesa estava toda cheia de comida deliciosa.

Passaram dias e meses e sempre o mesmo comportamento. Um dia a princesa decidiu ir visitar o pai e as irmãs. A serpente apareceu e disse com a voz rouca:

– Podes ir visitar o teu pai, mas tens que estar aqui antes de passarem três dias.

A princesa lá foi, chegou ao castelo do pai e ficou tão contente que se esqueceu dos dias. Já tinham passado os três dias e a princesa lembrou-se da serpente. Galopou no seu cavalo e quando chegou ao castelo abandonado, viu que a serpente estava quase a morrer e aí começou a chorar. Uma lágrima muito transparente caiu em cima do peito da serpente, fez-se um clarão de várias cores. A serpente transformou-se num belo príncipe.

– Queres casar comigo? Perguntou o príncipe.

– Sim, quero! Respondeu ela muito feliz.

Francisco Gil (07/03/2010)

1 comentário:

  1. Ok, Francisco!
    Podias não ter usado o diálogo e assim era mais resumo. Não te parece?

    ResponderEliminar