terça-feira, 9 de março de 2010

Princesa e a serpente

Era uma vez um rei que tinha três filhas. A mais velha e a do meio eram muito egoístas e vaidosas, a mais nova era muito simples e bondosa.
Certo dia o reino do rei faliu e o rei distribui a sua riqueza pelo o seu povo, depois juntou as três filhas e disse-lhes que tinha de partir para ir buscar ajuda a reinos vizinhos. Cada uma delas fez um pedido ao rei, a mais velha pediu um vestido bordado a ouro com a seda mais fina que encontrasse, a do meio pediu um colar de pérolas com as maiores pérolas que ele encontrasse, já a mais nova pediu a mais bela rosa que ele encontrasse.
O rei partiu e cumpriu a sua tarefa e, de regresso, já tinha comprado o vestido e o colar mas ainda não tinha encontrado a rosa, pois ele queria encontrar a mais bela e maior das rosas da terra para a sua filha, até que viu um castelo cheio de grandes e bonitas rosas. Bateu a porta e chamou mas ninguém respondeu, ele entrou e cortou a mais bela rosa do jardim. Nesse momento saltou uma enorme serpente que perguntou ao rei quem o deixou arrancar a rosa e o rei explicou toda a historia. A serpente disse ao rei que o perdoava por ele lhe ter dito a verdade mas teria de mandar a filha mais nova dentro de três dias senão morria.
O rei chegou a casa e deu as prendas as filhas elas ficaram contentes, mas a mais nova reparou que o pai estava triste e perguntou-lhe o que se passava ele contou-lhe tudo e ela partiu para o castelo da serpente. Cansada, quando lá chegou, deitou-se numa bela e fofa cama e sentiu uma coisa fria e assustou-se. Era a serpente, mas ao ver que ela não lhe fazia mal aproximou-se e fez-lhe carícias e adormeceu. No dia seguinte quando acordou tinha uma mesa cheia de coisas boas para comer e assim foram passando os dias, as semanas os meses até que a princesa estava a chorar de saudades da família. A serpente disse que ela podia ir visitar a família mas tinha de regressar antes de três dias senão morria.
A princesa partiu ao encontro da sua família e lá chegou e nem deu conta do tempo a passar e quando se apercebeu já tinham passado os três dias, pegou no seu cavalo e partiu a toda a pressa, chegou ao castelo, procurou a serpente por todo o lado e encontrou-a no jardim, desmaiada. Pegou nela no seu colo e chorou, uma lágrima caiu na serpente e esta transformou-se num príncipe que lhe explicou que tinha sido enfeitiçado e pediu a princesa em casamento e viveram felizes para sempre.

1 comentário: