Esta lenda fala-nos de três rios muito importantes em Portugal e da forma como eles se encontraram com o mar. Os rios que se chamavam Tajo, Uádi-Ana e Durios (Duero), chamam-se agora Tejo, Guadiana e Douro.
Segundo a lenda combinaram entre si descobrir o mar depois de acordarem mas, como o Tejo foi o primeiro a acordar, decidiu partir sozinho. Pelo caminho divertiu-se imenso com paisagens, pessoas e até ribeiros convidando-os a todos a participarem na sua aventura.
O segundo rio a acordar foi o Guadiana que também decidiu partir sozinho. Andou de lado para lado com a certeza que tinha de ir para sul, fazendo amizade com ribeirinhos aos quais convidou a ir com ele até ao mar.
O último a acordar foi o Douro. Como estava muito atrasado começou a correr na esperança de não ser o último a chegar ao mar. E assim acabou por escolher o caminho mais difícil.
Esta lenda serve para percebermos a razão pela qual estes três rios são tão diferentes nas suas correntes e nas suas paisagens. Apesar das diferenças são igualmente maravilhosos e importantes para este país à beira mar plantado.
Muito bem, João! Não esqueças de investigar sobre o "teu rio"! Bom trabalho.
ResponderEliminar