quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Passeio ao Alentejo

Nestas férias do Carnaval, fui com os meus tios dar um passeio pelo Alentejo.
Partimos em direcção a Évora. Esta cidade está classificada como sendo Património da Humanidade. Gostei muito de ver a Praça do Giraldo e o Templo de Diana, apesar de achar que é mais bonito em fotografia do que ao vivo. Dali seguimos para Beja e ficamos a dormir na Pousada de Juventude.
No dia seguinte, Domingo, passamos a manhã a visitar lugares interessantes da cidade: o Castelo, um Museu Visigótico e o Convento da Conceição. Neste Convento existe uma janela a que chamam janela de Mariana Alcoforado que foi uma freira que se apaixonou por um cavaleiro francês, durante as invasões napoleónicas, e a que escreveu lindas cartas de amor, as famosas “Cartas Portuguesas”. Neste convento pude ver também o interior da Igreja todo em talha dourada e uma exposição de objectos e moedas romanas e portuguesas muito antigas. Passamos ainda a visitar um monumento antigo que foi construído para ser um açougue, depois foi uma igreja e agora é uma lojinha de artesanato.
Seguimos para Serpa onde almoçamos, visitamos a cidade e as muralhas e o curioso Museu do Relógio, uma colecção particular que contêm perto de dois mil relógios mecânicos portugueses e estrangeiros, tendo o mais antigo quatrocentos anos. A caminho de Mértola chamou-me a atenção a paisagem alentejana, tão diferente das paisagens do Norte do país: eram planícies cobertas de erva verde até onde a vista podia alcançar e onde pastavam muitos rebanhos de ovelhas e varas de porcos pretos. Também se via muita vinha plantada do famoso vinho alentejano e grandes extensões de olival.
Em Mértola visitamos o castelo, andamos em ruas muito estreitinhas, uma linda paisagem sobre o rio Guadiana e uma estação arqueológica com um fórum romano com mosaicos, um bairro Muçulmano, restos de um baptistério cristão do século II e uma cripta romana situada debaixo do fórum. No regresso a Beja e por todo o lado viam-se ninhos e cegonhas. Eram ninhos enormes feitos em lugares altos como postes de iluminação ou torres de igrejas.
Na segunda-feira fomos visitar a barragem de Alqueva, cuja albufeira é o maior lago artificial da Europa. Tive pena de as comportas estarem fechadas e não poder assistir à força da água ao ser descarregada. Dali seguimos para Vila Viçosa onde visitamos a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a quem o rei D. João IV ofereceu a sua coroa real declarando-a Rainha e Padroeira de Portugal. Esta Igreja foi mandada construir por D. Nuno Alvares Pereira e no seu interior põe ver-se o estandarte do Condestável e também uma pequena imagem preta da Nossa Senhora Aparecida que o Brasil ofereceu a Portugal.
O Paço Ducal não pôde ser visitado por se encontrar em obras de restauro. Em frente ao Paço existe uma estátua a cavalo de D. João IV quando ainda era só Duque de Bragança.
Seguimos para Badajoz e Olivença, cidade que já pertenceu a Portugal e foi oferecida como dote de casamento de uma princesa portuguesa com um rei de Espanha. É uma localidade pequena mas muito bonita com o seu castelo e muralhas, casas com brasões e varandas em ferro trabalhado. Regressamos a Beja e à pousada.
No dia seguinte viemos por Grândola e Setúbal e paramos em Lisboa. Visitei o C.C.B., o Museu dos Coches e o Museu da Marinha de que gostei muito. Passei em frente do Palácio de Belém, que é a residência oficial do Presidente da República e visitei a Igreja dos Jerónimos onde estão os túmulos de Luís de Camões e de Vasco da Gama. Tive pena de não ver mais coisas em Lisboa mas chegava a hora de regressar a casa. Houve tempo apenas para tirar umas fotos à Torre de Belém e ao Monumento aos Descobrimentos.
Gostei imenso deste passeio, vi e aprendi muitas coisas novas e foram umas belas férias de Carnaval.

Franciso Gil

1 comentário:

  1. Um passeio em "GRANDE", caro Francisco! Carregadinho de coisas para aprender. Tomei a liberdade de colocar no teu texto algumas hiperligações para que todos os teus leitores visitem virtualmente esse lugares.

    ResponderEliminar