quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Um dia em Fátima

Nas férias grandes, fui a Fátima com os meus pais e as minhas irmãs.
Mal o sol nasceu, levantei-me da cama e fui a correr para a cozinha tomar o pequeno-almoço. Preparei as minhas coisas e fui para o carro.
E assim começou a nossa viagem até que parámos à beira do santuário, já em Fátima, no parque de estacionamento, à sombra de uma azinheira. Aí almoçamos arroz com pato estufado.
Depois fomos à parte mais importante de Fátima, a Basílica. Era enorme e tinha um espaço à volta muito grande (Recinto) e uma árvore especial que nunca ninguém cortou porque, pelo que contam, foi sobre esta árvore, uma azinheira, que a nossa senhora apareceu aos três pastorinhos. Estava lá muita gente e quase dava para nos perdermos uns aos outros mas felizmente isso não aconteceu.
De seguida fomos visitar umas grutas a que se dava o nome de grutas da moeda. Entramos acompanhados de um guia, que começou por nos explicar como aquelas grutas foram descobertas pelos caçadores que estavam à procura de raposas e um descobriram um buraco especial, para onde os cães entravam e demoravam a sair. Começaram a escavar para passar por ali, entraram e encontraram espaços amplos no interior. Havia algumas partes das grutas que tinham formas engraçadas, uma que parecia uma tartaruga outra parecia um crocodilo… era tudo magnifico e em todos os sítios que havia água e pelo menos uma moeda.
A seguir fomos à Batalha, e próximo do Mosteiro compramos umas coisinhas para recordação, entramos no Mosteiro da Batalha, observamos o que tinha no interior, soldados parados, em serviço, que nem se quer pareciam verdadeiros, quadros, coisas feitas em pedra e outras coisas com muito valor histórico.
Depois a minha mãe teve a ideia de irmos visitar o Portugal dos Pequeninos, e assim fomos. Entramos e vimos que aquilo realmente era um paraíso e também era tudo realmente muito pequeno comparando com a realidade, era por isso que se chamava Portugal dos Pequeninos. Ouve até uma vez que bati mesmo com a cabeça numa porta mas não me magoei, foi muito divertido. Tinha lá a imitação de monumentos, casas, estátuas, castelos… tudo em miniatura mas muito bem construído!
E só a seguir disto tudo, é que acabou a nossa viagem. Foi uns dos meus melhores dias de sempre!

1 comentário:

  1. Lindo passeio e bem contado, Alice.
    Tomei a liberdade de colocar no teu texto algumas hiperligações para que todos os teu leitores visitem virtualmente esse lugares.

    ResponderEliminar