terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A lenda dos três rios

A lenda diz que três ribeirinhos saltitantes queriam ver o mar, ou seja, o oceano.
- Partiremos cedo, disse o primeiro.
- Partimos antes do nascer do sol, disse o segundo.
- Vamos ver quem chega primeiro ao mar, disse o último.
No dia seguinte, um deles levantou-se primeiro e referiu: - Agora que acordei vou partir de imediato. O tal ribeirinho chamavam-lhe Tajo e escolheu os melhores caminhos entre oliveiras pinheiros e pomares, brincava com as raparigas que lavavam as suas roupas nas suas águas claras. Um dia, uma menina que brincava com as suas ondinhas, chamou-lhe Tejo, ele gostou e a partir daí foi por todos conhecido como tal, chegando finalmente ao mar refrescante.
O segundo a levantar foi o Uadi-Ana, ou seja, Rio Ana. Ele não sabia o caminho a percorrer, ora percorria para um lado, ora passava para o outro, mas o que ele mais desejava era chegar ao mar, passaram-se muitos dias apercebeu-se que lhe chamavam Guadiana e lá acabou por chegar ao mar.
O rio Douro foi, dos três, o último a partir e depois do sono espalhado lembrou-se de correr apressado para o mar encontrar. Correu por entre serras e vales, galgou pedras e rochedos, viu campos e vinhedos… De onde partiu chamavam-lhe Duero, aonde chegou responde por Douro. Chegou em último mas as suas margens são um tesouro.

1 comentário: